LOST | GLOBO | 4ª TEMPORADA | THERE’S NO PLACE LIKE HOME (PARTE 2)


LOST
4ª TEMPORADA | EPISÓDIO 12 (PARTE 2)
THERE’S NO PLACE LIKE HOME

CURIOSIDADES

_________________________________________________________
Gerais

* Este episódio possui várias cenas semelhantes com o último episódio de outras temporadas. Nele vemos o céu adquirir um brilho violeta, como em “Live Together, Die Alone”. Uma coluna de fumaça é vista na praia quando o cargueiro explode, como em “Exodus: Parte 2”. A própria explosão de uma embarcação, que em “Exodus: Parte 2” era a jangada de Michael sendo incendiada pelos Outros. Uma pessoa se sacrifica na água em benefício dos outros sobreviventes: Sawyer neste episódio, assim como fez Charlie em “Through the Looking Glass”. Os Oceanic 6, junto com Desmond e Frank, no mar, avistam a luz de um barco desconhecido, assim como os sobreviventes da jangada avistaram o barco dos Outros em “Exodus: Parte 2″.
* Durante a exibição da Parte 3, um comercial da Octagon Global Recruiting foi veiculado. Esta organização está procurando por candidatos para a Iniciativa DHARMA. O processo de recrutamento começa em San Diego entre 24 e 27 de julho de 2008. Estas são as mesmas datas da ComicCon 2008.
* Todo ano os produtores têm um nome especial para uma cena secreta no final da temporada. O nome especial desse ano foi literalmente,”A Roda do Burro Congelado”, referindo-se à roda que Ben teve que girar para ativar a teleportação da ilha.
* O logotipo da Funerária Hoffs/Drawlar inclui um globo preto, semelhante ao logotipo branco da Estação Pérola.
* Quando os Oceanic Six chegam em Sumba, as construções e a disposição do cenário da praia de Sumba é similar ao segundo flashback de Elliot em Lost: Via Domus.
* Depois de o helicóptero cair, Jack está sozinho na água e está quieto, antes de submergir numa cena caótica . Isso se assemelha à primeira cena dele na ilha “Pilot, Parte 1”, assim como Ana Lucia submergindo no mar depois do acidente “The Other 48 Days”.
* Hurley é visto abrindo uma barra de frutas com as palavras ‘Molly Fisher’ no local que deveria indicar o sabor do doce.

Notas de Produção

* Esse é o único episódio da quarta temporada em que todo o elenco principal dos créditos iniciais aparece.
* Esta é a segunda vez que um episódio de Lost mostra material filmado fora dos Estados Unidos. A cena em Londres entre Sun e Charles Widmore foi filmada em Londres devido aos compromissos de Alan Dale, que estava atuando em teatro do West End na peça Spamalot durante as filmagens do segundo bloco da 4ª Temporada. A primeira vez foi durante “The Shape of Things to Come”.
* Foram filmados dois finais alternativos comSawyer e Desmond no caixão.Eles foram ao ar em Good Morning America no dia 30 de Maio de 2008.
* É a primeira fala de Malcolm David Kelley desde “Through the Looking Glass”.

Erros de Gravação

* A barba de Jack está visivelmente menor do que no episódio “Through the Looking Glass”
* Quando Ben desce a escada para a caverna congelada e cai, o pé-de-cabra cai atrás dele. Na próxima cena, ele está na frente de Ben, abaixo de seu joelho.
* Na cena onde Ben está tentando girar a roda na caverna congelada, ele enfia o pé-de-cabra em um buraco em uma das barras da roda. Quando ele faz isso, os dentes do pé-de-cabra estão virados para a direita, na perspectiva do espectador. Entretanto, na próxima cena, na qual eles está com seu rosto enconstado no pé-de-cabra, os dentes estão virados para a esquerda. Quando ele tira o pé-de-cabra do buraco, os dentes estão virados novamente para a direita.
* Quando o helicóptero decola, há uma imagem clara de sua parte inferior. Não há vazamento de combustível do buraco de bala. Quando eles estão sobre a água, começa o vazamento.
* O helicóptero de Frank é visto atingindo a água em grande velocidade e, então, tombando para a frente e se quebrando em várias partes. Na verdaede, um helicóptero sem combustível (ou perde a energia de alguma forma) ainda pode realizar uma descida controlada usando Autorotação, portanto é muito improvável que o helicóptero de Frank caísse da forma como caiu.

Temas Recorrentes

* Os Oceanic Six mentem sobre o que aconteceu durante e depois o acidente do avião.
* Sawyer se refere a Jack como “Sundance”.
* Desmond e Penny se reencontram.
* Michael morre e o destino de Jin é desconhecido devido à explosão do cargueiro.
* Sayid mata um homem às 8:15
* Charlotte já esteve na ilha antes.
* Hurley diz que Jack e Locke estão falando sobre “coisas de líder”.
* Kate sonha com Claire depois de sair da ilha.
* Ben diz que a pessoa que mover a ilha não poderá voltar jamais.
* O Dr. Halliwax faz um experimento com coelhos.
* Sun conta para Michael que ela está grávida.
* Hurley mente para Walt sobre a morte de Michael.
o Talvez tenha sido um erro honesto.
* Michael ouve sussurros antes de Christian aparecer.
* Keamy e os mercenários ouvem sussurros antes dos Outros os atacarem.
* Sawyer chama Frank de “Kenny Rogers.”
* Hurley está jogando xadrez com Mr. Eko no seu quarto antes de Sayid aparecer.
* Sawyer pula do helicóptero para que os outros possam ir para o cargueiro.
* O Cargueiro reaparece logo depois que Sawyer pula para fora do helicoptero, seria possivel que a ilha não quisesse que sawer fosse embora, fazendo com que o cargueiro reaparecesse apenas quando ele não estivesse mais no helicóptero?
* Depois de sussurrar no ouvido dela, Sawyer diz a Kate “Apenas faça isso,Sardenta.”
* O homem que estava na frente do Santa Rosa diz a Sayid que a hora era “Oito e quin-” antes de Sayid atirar.
* Sawyer, que uma vez disse que nunca tinha feito nada de bom na vida,pula do helicóptero para salvar os outros.

Referências Culturais

* A Ilha Misteriosa: Os passageiros do helicóptero precisam diminuir o peso na aeronave para permanecer no ar. O mesmo ocorreu com os colonizadores no Capítulo Um de A Ilha Misteriosa, que primeiro eliminaram de sua aeronave tudo que erá supérfluo, o que não foi suficiente, até que um dos passageiros sai (voluntariamente em Lost, supostamente de forma acidental em A Ilha Misterios). Após estas ações, eles são capazes de pousar em uma área relativamente segura. (Livros)
* A Ilha Misteriosa: O uso de projéteis eletricamente carregados, como fez Capitão Nemo na Ilha Misteriosa para matar alguns invasores hostis e indesejados.
* Jeremy Bentham (15 de fevereiro de 1748–6 junho de 1832) – foi um jurista, filósofo e reformador legal e social inglês. Ele era um radical político um dos principais teóricos da filosofia jurídica Anglo-Americana. Ele é mais conhecido pela sua defesa do utilitarismo, pelo conceito dos direitos dos animais e sua oposição à idéia dos direitos naturais, com a sua freqüentemente citada afirmação de que a idéia de que tais direitos são “baboseiras sobre pernas de pau”. Ele também influenciou o desenvolvimento da política do bem estar social. A posição de Bentham incluia argumentos a favor da liberdade econômica e individual, a separação da igreja e do Estado, liberdade de expressão, direitos iguais para as mulheres, o fim da escravidão, a abolição das punições físicas (inclusive para as crianças), o direito do divórcio, comércio livre, usura e a descriminalização da homossexualidade.
* Butch Cassidy and the Sundance Kid: Sawyer chama Jack de “Sundance”.
* Kenny Rogers: Sawyer chama Frank de “Kenny Rogers”.
* Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty: Michael, ao usar nitrogênio líquido para resfriar a bateria dos explosivos C4, lembra a seqüência deste vídeo game de ação, na qual o protagonista deve trabalhar contra o relógio para diversas bombas C4 instaladas a bordo de uma plataforma de limpeza de petróleo marítima. Além disso, o vilão Fatman preparou uma grande bomba para se ativar quando morresse.
* Gouge Away: Jack está ouvindo está música dos Pixies no seu caminho de volta para a funerária. O cantor dos Pixies, Black Francis, nasceu em 6 de abril, um dia após a publicação do jornal de Jack. Os Pixies eram também uma das bandas favoritas de do vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, cuja música Scentless Apprentice estava tocando na primeira visita de Jack à funerária em Through the Looking Glass. Gouge Away é a 15ª música no álbum Doolittle.
* A Dança da Morte: A cena em que Michael luta para atrasar a explosão da bomba lembra a cena do livro A Dança da Morte (The Stand no original) de Stephen King (notoriamente um dos livros favoritos dos produtores de LOST) em que o personagem angelical Nick Andros encontra uma bomba em um armário e morre enquanto outras pessoas tentam escapar.
* Alice no País das Maravilhas: A famosa gravura do Coelho Branco é vista na porta do quarto de Aaron.
* Comercial de Davidoff Cool Water: Quando Sawyer nada de volta para a Ilha e emerge do mar, a cena é semelhante, e provavelmente uma paródia, do comercial de televisão que Josh Holloway fez para a fragância Davidoff Cool Water.

Técnicas Literárias

* A pessoa que está no caixão no flashforward de “Through the Looking Glass” é um homem chamado Jeremy Bentham, simplesmente para descobrirmos no fim do episódio que Jeremy Bentham era ninguém menos que John Locke.
* Esse episódio contém flashforwards de todos os Oceanic 6.
* Bentham (ou John Locke) disse a Jack que “algumas coisas muito ruins” aconteceram quando eles deixaram a ilha.
* Locke diz a Jack que, se ele não acredita em milagres, ele deve “esperar e ver o que eu vou fazer.”
* Jack diz para Desmond “Te vejo em outra vida, brother”.
* Kate tentou livrar Ben das amarras.
* Ben explode o cargueiro, não se impotando com as pessoas inocentes que matou, a mesma razão que ele deu a Michael do por que ele não poderia explodir o cargueiro.
* Keamy foi morto pela sua própria faca.
* Christian diz para Michael “Você pode ir agora”.
* Sun grita “Nós temos que voltar!”

Análise da História

* Faraday transporta pessoas para o cargueiro.
* Os Outros resgatam Ben Linus de Keamy.
* Ben diz a Locke que Os Outros estão prontos para seguir suas ordens.
* Jack arromba e invade a funerária.
* Ben mata Keamy.
* Desmond e Penny se encontram.
* Locke diz a Jack que o que passou, passou, e que ele quer deixar o que já aconteceu para trás.

FONTE: LOSTPÉDIA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s