LOST | GLOBO | 4ª TEMPORADA | CABIN FEVER


 


LOST
4ª TEMPORADA | EPISÓDIO 11
CABIN FEVER

CURIOSIDADES
__________________________

Gerais 

  *  Este é o primeiro episódio desde "D.O.C." de somente apresentar o flashback convencional, antes do acidente de um sobrevivente do Oceanic 815
    * Um pôster do Geronimo Jackson e uma foto de Sir Richard Burton, explorador podem ser vistos no armário do Locke adolescente.
    * Horace Goodspeed, no sonho de Locke, diz que está morto há 12 anos. Isto firma a data da purgação, em 19 de dezembro de 1992 (firma também a data do aniversário de Ben).
    * Ben e Hurley dividem o que parece ser uma barra de chocolate Apollo enquanto esperam Locke sair da cabana.
    * Christian, que geralmente aparece de terno, veste roupas que parecem mais com as que os Outros e Jacob usaria, como estava usando quando apareceu pela primeira vez para Claire "Something Nice Back Home".
    * O segundo protocolo que Keamy pega do cofre tem o mesmo símbolo Dharma que a vestimenta de Ben usava em "The Shape of Things to Come".
    * Um logotipo com um centro sólido preto aparece neste episódio em um dos corpos na cova coletiva.
    * Mittelos é um anagrama para Lost Time ("tempo perdido", em português)
    * Horace repetidamente golpeando a árvore que insiste em reaparecer, assim como a repetição de sua apresentação e outras frases, são sinais de "estilo de assombração residual", em que memórias de eventos se repetem sem fim em um local específico.
    * Quando Richard Alpert visita o Locke jovem, podemos ver fotos de pássaros na parede da sala. São os mesmos pássaros que Walt vê em seu livro em “Special”.
    * Horace Goodspeed diz a Locke "Godspeed, John." ‘Godspeed’ se assemelha ao sobrenome de Horace, ‘Goodspeed’.

Erros de Produção

    * A música "Everyday" de Buddy Holly and the Crickets foi gravada em maio de 1957 e não foi lançada antes de setembro de 1957, mais de um ano depois do dia de nascimento de Locke em 30 de maio de 1956. Seria impossível que Emily estivesse escutando esta música na noite do nascimento de John.
          o O closed caption incorretamente afirmou que a música tocando no começo era "Everyday" de Don McLean, em vez de Buddy Holly, o que faria a época ser por volta de 1974.
    * Quando Alpert está pondo os itens na mesa para que o Locke jovem escolha os que lhe pertencem, a bússola muda de direção.
          o Quando ele põe o primeiro item, há algo que lembra um porta-copo branco na mesa. Quando ele apresenta o segundo item, o porta-copo desaparece.
    * Quando a avó de Locke acende um cigarro no hospital, é possível ver marcas de batom nas duas pontas do cigarro.
    * Enquando conversa com Hurley e Ben sobre a Iniciação Dharma, Locke é visto cortando as plantas com seu facão. Quando Locke retira sua mochila de suas costas, o facão está dentro da mochila e não em suas mãos.
    * Conforme Sayid deixa o Kahana para voltar para ilha, o capitão lhe diz para seguir a bússola na direção de 305 graus. Isto está incorreto. Para ir da ilha para o cargueiro, é preciso viajar saindo da ilha em direção a noroeste a 305 graus. Viajando do cargueiro a 305 continuaria a se mover a noroeste, na direção contrária da ilha. Em vez disso, para ir do cargueiro para a ilha, é preciso viajar na direção oposta a 305 graus, sendo esta 125 graus.
    * Se o Livro das Leis é mesmo suposto ser o sagrado livro do Baha’i como mencionado, teria que ser dito na capa (em letras romanas), "Kitab-i-Aqdas" (que traduz literalmente para "O Livro Mais Sagrado")–nas cópias na língua inglesa, o título é sempre listado na capa como Kitab-i-Aqdas, e não "Book of Laws" como geralmente se refere em inglês. Adicionalmente, o livro ainda não havia sido completamente traduzido para o inglês até 1992, e apenas desde então tem a capa incluindo a tradução para o inglês "O Livro Mais Sagrado" de acordo com o nome original–mas não sozinho. Porém, os escritores talvez só quisessem a fazer uma alusão a Kitab-i-Aqdas; "O Livro das Leis" poderia ser na verdade um livro relacionado à Dharma.

Notas de Produção

    * Charlotte, Daniel, Miles e Sawyer não aparecem neste episódio. Jin, Kate e Sun aparecem mas não possuem falas.
    * O aparelho presto ao braço de Keamyaparenta ser um Korg MA-30 metronome modificado.
    * A cena da escola de John foi filmada na Leilehua High School, em Wahiawa.
    * Este é o primeiro episódio em que três atores creditados representam um só personagem no mesmo episódio (Terry O’Quinn, Charles Henry Wysone Caleb Steinmeyer como John Locke).

Temas Recorrentes

    * O olho de Locke é mostrado duas vezes.
    * Keamy mata Capitão Gault e Ray, e tenta, sem sucesso, matar Michael.
    * Horace aparece vivo para Locke, mas diz que está morto há 12 anos.
    * Keamy tenta matar Michael, mas a arma trava.
    * A mãe de Locke da à luz prematuramente.
    * Locke sobrevive a várias enfermidades quando criança.
    * Locke mostra aptidão para o jogo de Gamão quando criança.
    * Emily tem problemas com sua mãe.
    * Está chovendo quando Emily corre para fora de casa e acaba atropelada por um carro, enquanto atravessa a rua.
    * Quando bebê, Locke corre risco de morte e é colocado em uma incubadora, através da qual ele acaba miragrosamente se recuperando .
    * Está chovendo quando Richard aparece para testar o jovem John.
    * As pessoas no cargueiro ouvem a transmissão dos sobreviventes, que as informa de que o corpo do médico fora encontrado antes de ele ser morto no navio.
    * Michael está preso em um cômodo, em algum lugar do barco.
    * Capitão Gault afirma que dirá a Keamy que Sayid roubou o bote.
    * Locke encontra Horace Goodspeed em um sonho.
    * Locke é submetido por Richard a um teste de reencarnação/renascimento.
    * Ben diz a Locke que também costumava ter sonhos.
    * Richard Alpert observa Locke e entra em contato com ele em diferentes estágios de sua vida. Mesmo assim, Richard parece não envelhecer.
    * Locke é colocado em uma incubadora após seu nascimento.
    * Quando adolescente, Locke é trancado dentro de seu armário.
    * Ben diz a John que o destino é uma "vadia instável", diz também que a Ilha quis que ele ficasse doente e que John ficasse bem. Ele acha que seu tempo acabou e que chegou a hora de John.
    * Christian Shephard diz a Locke que Aaron está onde deveria estar.
    * Locke e Richard estão conectados desde o nascimento e a infância de Locke.
    * Keamy não irá revelar suas verdadeiras ordens e intenções a Frank.
    * Emily tem um relacionamento com um homem que sua família fortemente desaprova — trata-se, presumivelmente, de Anthony Cooper.

Referências Culturais

    * O teste aplicado no jovem Locke por Richard Alpert lembra muito o ritual budista tibetano usado para confirmar um tulku (o Dalai Lama é o tulku mais conhecido).
    * O teste aplicado no jovem Locke por Richard Alpert também se assemelha a uma passagem da Ilíada, na qual Odisseu (também conhecido como Ulisses) viaja para Scyros para recrutar Aquiles e cumprir uma profecia. A mãe de Aquiles disfarça-o como uma menina para protegê-lo; Odisseu descobre a verdadeira identidade de Aquiles, contudo, disfarçando-se como um vendedor e apresentando uma série de itens. As mulheres da cidade se aglomeraram ao redor dos pentes, escovas e espelhos, enquanto somente Aquiles foi atraído para uma espada que estava à venda.
    * A Bíblia: Enquanto as enfermeiras levam o bebê prematuro de Emily ela grita "Seu nome é John!" Esta é uma citação direta de Lucas 1:63, quando Zacarias e Isabel dão à luz São João Batista.
    * Mystery Tales: A revista em quadrinhos que Richard Alpert mostra para o jovem é a revista "Mystery Tales" número 40, que foi publicada em abril de 1956 pela Atlas Comics. A capa contém o texto "Qual era o Segredo da Misteriosa Terra Escondida?" e "É prudente Ignorar a Voz da Advertência?"
    * A música "Everyday" de Buddy Holly é ouvida no primeiro flashback. Buddy Holly foi uma famosa vítima de desastre aéreo.
    * Mito de Sísifo – Horace Goodspeed é visto cortando uma árvore, que reaparece pouco depois sem ter sido cortada para ser novamente derrubada em um ciclo repetitivo. Esta é, aparentemente, uma referência ao mito de Sísifo, que foi punido pelos deus que o forçaram a empurrar uma pedra até o topo de uma colina, após o que a pedra rolava novamente para o sopé da colina para que fosse novamente levado ao topo em um ciclo repetitivo eterno.
    * X-Men: A frase de Richard Alpert "Eu sou Richard, John. Eu dirijo uma escola para crianças que são… extremamente especiais, e eu tenho razões para acreditar que você possa ser uma delas" é quase literalmente uma frase comumente dita por Charles Xavier (Professor X) nas várias encarnações dos "X-Men" enquanto recrutava jovens mutantes.
    * Percival: Na segunda vez em que Locke entra na cabana, ele é capaz de perguntar como poderá salvar a Ilha. De forma similar, Percival, o Lorde do Graal, é capaz de salvar Anfortas, o rei pescador, quando ele "pergunta a questão" que curaria o Rei (a Ilha, em nosso caso) e lhe daria acesso ao Graal. Na verdade, o rei ferido somente poderia ser curado seu se um cavaleiro predestinado, um jovem herói, encontrasse o castelo e, após ver uma misteriosa procissão, fizesse uma pergunta específica. Na primeira vez, Percival falhou ao fazer a pergunta e, por consequência, foi atormentado pela dúvida e corroído pelo remorso; em sua jornada, Percival, que supostamente deveria ter conhecimento do Graal desde o começo, foi também aconselhado e ajudado por alguns personagens, como ocorreu com Locke.
    * Mallomars: Hurley sonha com estes marshmallows cobertos de chocolate.
    * Jornada nas Estrelas: A Nova Geração A aparição de Horace no sonho de Locke imita a cena de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (Star Trek Generations no original) na qual Picard sai e encontra Kirk cortando um pedaço de madeira. As primeiras palavras de Kirk são também "Olá" ("Hello there").
    * A Invenção de Morel: este livro escrito por Adolfo Bioy Casares é sobre um fugitivo que se esconde em uma ilha deserta em algum lugar do Pacífico Sul, e foi visto nas mãos de Sawyer, que o lia em "Eggtown". No livro, o fugitivo encontra algumas pessoas que aparecem e desaparecem aleatoriamente, repetindo algumas ações. Estas pessoas, na verdade, não existemt; elas são apenas gravações muito vívidas e reais reproduzidas por uma máquina. Estas pessoas estão, na realidade, mortas. Isto é similar às ações de Horace no sonho de Locke.

Técnicas Literárias

    * Richard Alpert está presente durante a infância de Locke, e mais tarde tenha recrutá-lo para os outros.
    * Locke diz, "Não me diga o que eu não posso fazer!"
    * Locke escolhe a faca, um instrumento com o qual será habilidoso em sua vida futura.
    * Locke nasceu três meses antes o previsto, e todas as mulheres na Ilha aparentemente morrem três meses antes do parto.
    * Tanto Ben quanto Locke foram "escolhidos" pro Jacob, ambos tiveram problemas físicos com suas espinhas, ambos tiveram mães chamadas Emily, que nunca conheceram, e ambos nasceram prematuramente.
    * Ben diz a John que pensava que ele fosse especial, mas acabou com um tumor em sua espinha e o sangue de sua filha em suas mãos.
    * É sugerido que Abbadon tinha algum conhecimento prévio sobre a queda do Vôo 815.
    * Emily Locke e sua mãe discutem o relacionamento de Emily com um homem mencionado como "ele". Esta pessoa pode ou não ser Anthony Cooper, já que Emily está em seu sexto mês de gravidez.
    * Abaddon sugere que um homem aleijado deveria se encontrar em uma caminhada/jornada.
    * É sugerido que a Ilha pode ser movida, literal ou figurativamente, sem qualquer pista de uma resposta real.
    * Abaddon interpreta o papel do negro místico ao dar conselhos místicos e predizer mudanças no futuro de Locke.
    * Locke nasce na noite em que sua mãe está ouvindo um cantor (Buddy Holly) que morreu em um famoso desastre de avião.

Análise da História

    * Hurley diz "Eu achava que você fosse o líder" para Ben, e Ben responde, "Não sempre."
    * Keamy se institui como o líder de fato do Kahana ao atirar em Capitão Gault.
    * Keamy friamente executa o médico como forma de chantagem.
    * O mercenário retornar à Ilha para terminar seu trabalho.

 

Fonte: Lostpédia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s