Mega Spoiler de Lost


Não Leia este post se você não quer estragar as muitas surpresas que podem acontecer nos próximos episódios de Lost. Eu realmente prefiro acreditar nessa teoria do que nas muitas que já surgiram – principalmente depois da aparição de Jacob, que deu um ar de sobrenatural na ilha e que eu não gostei muito. Prefiro acreditar que é algo “realmente possivel” ao invés de crer em espíritos. (Digo isso em relação a série, não sou cético).

Lembre-se que spoiler é uma palavra inglesa que vem do verbo “spoil”, estragar. Pode ser traduzida como “estraga-prazeres” ou “desmancha-prazeres”, e é usada para definir revelações de fatos importantes da trama, no caso “LOST”. (Fonte: Wikipédia)

______________________________________________________________

Jacob pode realmente ser …John Locke.
Produtores entregam a chave para desvendar os mistérios da ilha: a viagem no tempo.

A 4ª temporada de Lost já começou. Fora da TV, mas começou. Foi em julho, na Comic Con, a maior feira de cultura pop dos EUA. Lá, os produtores da série, Carlton Cuse e Damon Lindelof, deram uma palestra e, no finalzinho, apresentaram um vídeo no telão. Um vídeo que, para muitos fãs, entrega o grande segredo da trama. Trata-se de um daqueles “filmes de orientação da Iniciativa Dharma”, também com o misterioso cientista oriental dando instruções. Com a palavra, o próprio: “Olá. Sou o Dr. Edgar Halowax, e este é o filme de orientação para a estação 6 da Iniciativa Dharma. As propriedades únicas desta ilha criaram um tipo de efeito Casimir que nos permite…” (veja o vídeo abaixo)

Corta, como se faltasse um pedaço do filme. Mas não tem problema. O efeito Casimir é uma teoria formulada em 1948 pelo físico holandês Hendrik Casimir e aprimorada ao longo de décadas por vários cientistas, entre eles Stephen Hawking. O que ele permite? Viajar no tempo. Vamos por partes. O efeito Casimir lida com uma das proposições mais surreais da física quântica: a de que o espaço vazio não é exatamente vazio. Ele é permeado por uma coisa chamada energia do vácuo – uma força que está distribuída igualmente em cada milímetro do Universo. Inclusive dentro do nosso corpo. Como a intensidade dessa força é a mesma em todos os cantos, não dá para perceber que ela existe. Mas que ela está em todo lugar, está. É como se vivêssemos no fundo de um mar que, em vez de moléculas de água, seria formado por partículas da tal energia do vácuo.

Efeito Casimir
Bom, o efeito Casimir acontece quando você usa equipamentos de laboratório para furar esse mar de energia. Não é preciso muito: pegue uma boa dose de força eletromagnética, duas placas de metal, uma de frente para a outra, e voilà: o eletromagnetismo “suga” a energia do vácuo no meio das placas. Entenda isso como cavar um buraco no nada. E o nada entre as placas se torna o lugar mais vazio do Universo.

Agora vamos à viagem no tempo propriamente dita. Segundo Stephen Hawking e outros cientistas, isso de furar o vazio significa abrir aquilo que os astrofísicos chamam de buraco de minhoca – um rasgo no espaço e no tempo. Em outras palavras, um portal para viajar ao passado e ao futuro.

O único problema é que, com a tecnologia disponível hoje, o espaço entre as duas placas de metal precisa ser menor que a espessura de um átomo para que o efeito Casimir aconteça no meio delas. Aí, mesmo que realmente haja um portal do tempo lá dentro, ele não tem muita utilidade. Os físicos só enxergam um jeito para engrossar o portal: injetar uma quantidade quase infinita de energia lá dentro. Onde conseguir tudo isso? Na misteriosa ilha de Lost, claro.

Olha só: quando o filme de orientação volta, o Dr. Halowax reaparece no laboratório segurando um coelho nos braços. Um coelho que tem o número 15 pintado no pêlo. E diz: “O campo que vocês vão estudar é perigoso. Mas vamos demonstrar nossos elaborados meios de segurança…” De repente acontece um acidente na cena: outro coelho surge do nada numa prateleira, também com o número 15 pintado. É o mesmo coelho em dois lugares ao mesmo tempo! O cientista se afasta e o povo do laboratório entra em pânico:

Dr. Halowax: Não deixe um chegar perto do outro! Para quando você ajustou o intervalo?
Assistente: Negativo 20.
Dr. Halowax: Por quanto tempo?
Assistente: Nove minutos, mas nós ainda estamos aprendendo a…
Dr. Halowax: Por que vocês ainda estão filmando?

Fim do filme. O que aconteceu? A minha interpretação é a seguinte: o Dr. Halowax iria mostrar o coelho viajando no tempo. Mas a equipe errou nos ajustes: mandou o bicho voltar 9 minutos ao passado. Tempo demais, e ele apareceu antes do que deveria. Os dois coelhos são o mesmo indivíduo. Só que um é o do presente e outro acabou de vir de 9 minutos no futuro. As viagens no tempo, então, são a chave dos mistérios da ilha? Esse vídeo é uma bela pista de que sim. Mas existem outras. Desmond, por exemplo, parece ter entrado em um buraco de minhoca, pois realmente voltou para 1996 durante algumas horas. Outra: Locke e o misteriosíssimo Jacob parecem ser a mesma pessoa – do mesmo jeito que os dois coelhos de Halowax são o mesmo coelho. E isso abre para uma hipótese aterradora: Locke pode ter voltado no tempo uns 100 anos, começando, ele mesmo, toda a saga da ilha de Lost. Como os dois Lockes parecem ter a mesma idade? Bom, sabemos que tem gente na ilha que simplesmente não envelhece.

Os produtores Cuse e Lindelof podem ajudar. Eles já deixaram escapar algo importante sobre o fator tempo ao responder uma pergunta de fã no site da revista Entertainment Weekly. A questão era sobre dois esqueletos que os heróis encontram na 1ª temporada. Cuse diz: “A resposta tem a ver com a natureza do tempo na ilha”. E Lindelof emenda: “Quando tudo estiver dito e resolvido na série, as pessoas vão olhar para esses esqueletos e dizer: ‘Aí está a prova de que eles [os roteiristas] sempre souberam que a história nos levaria a isso’ ”. “Isso” o quê? Agora você já tem elementos para imaginar.

Você acha essa teoria aceitável? Os comentários estão liberados:

Fonte:Isfree.tv

  1. rafaella portela

    tudo isso se encaixa perfeitamente, mas não conheço nenhuma teoria física que sugira que o tempo p/ alguns tenham simplesmente parado…
    e o fato das mulheres que ali se encontram terem problemas na gravidez poderia ser um efeito eletromagnético, mas pq não atingiria os tripulantes do avião já que agora se encontram no mesmo espaço-tempo, que com certeza difere do nosso??

  2. Sue

    Não só a teoria é aceitável como faz sentido…..tem 1 livro do Hawking com 1 capitulo que explica essa teoria…
    “uma breve historia do tempo..” algo assim…..
    Imagina a população brasileira, sem estudo, tentando entender!!

  3. JPz

    pow.. se prestarem bem atenção acontece outra coisa estranha.. quando por exemplo o doutor xinga ” what the hell” cai tipo alguma coisa branca do lado dele e a camera vai mostrar o coelho q provavelmente viajou no tempo.. sinistro!!!

  4. Chenpes

    Antes de aparecer na tela: “God Loves you as he loved jacob” aparece um prédio, congelei as fotos dos momentos do predio, do texto acima, do coelho caindo ao lado, a mulher rapidamente pegando no chão e a bicicleta de cabeça para baixo.

    Sinistro muito estranho. não entendo.

  5. Claudio Lucio

    Notem também que antes dele começar a falar, depois que pedem pra ele virar o coelho, aparece um cena em fração de segundos de um homem parecido como Sayd. Pode não ser o Sayd.

  6. Paola

    Achei incrível esse spoiler.
    Por causa da frase que aparece em uma fração de segundo, resolvi procurar Jacó na Bíblia. Achei o seguinte:

    Neto de Abraão e filho de Isaque, Jacó foi um dos grandes patriarcas da nação de Israel. Na verdade, a nação em si foi nomeada com outro nome de Jacó: “Israel”. Porém é o seu nome original – Jacó – que nos da uma idéia de seu caráter. Seu nome significa “enganador”.
    Deus prometeu aos três principais patriarcas – Abraão, Isaque e Jacó – que ele faria de suas descendências uma grande nação e que daria a eles a terra de Canaã para que morassem. Porém foi pelo nome dado por Deus a Jacó, “Israel” que essa nação é conhecida.

    Além disso, até o nome “Jacó” tem significado vasto na bíblia. Os escritores bíblicos usaram o nome “Jacó” como sendo a nação, por volta de uma centena de vezes (Salmos 59:13). O nome “Jacó”, é constantemente achado em paralelo com “Israel” (Números 23:7). Mais especificamente, “Jacó” é usado como o reino do norte de Israel (Amós 7:5). Em Isaias 41:21 o título “Rei de Jacó” se refere ao próprio Deus.

    (encontrei as informações por meio de busca no google)

  7. Rafael

    Omg, parabens cara, matador essas informações, valeu a força!
    outra coisa, ouvi falar tambem, em outro spoiler, que o Jack tinha sido ‘teletransportado’ para o taquaral aonde aparece no PRIMEIRO ep. da serie, e tambem que existia um homem-invisivel. Alguem sabe algo?

  8. Luana S.

    A revista Superineressante fez uma mesmíssima matéria(ha um bom tempo, eu sei), o texto é idêntico. Ou vcs copiaram a Super ou a Super copiou vcs… Eu fico c/ a primeira opção…

    • Vinícius Stos

      Olá Luana,

      Spoiler sempre terá o mesmo conteúdo para qualquer fonte de notícia. Se eu postasse no blog uma informação que contradiz qualquer outra fonte eu poderia estar citando algo falso, logo não confiavél.

      No caso deste post usei como fonte na época o IsFree.tv, que já esta inativo e usei também o Lostpédia. Todo o texto aqui no blog é publicado bem antes de qualquer edição de revista mensal nacional, isso porque acompanhamos as séries enquanto ela ainda esta sendo exibida exclusivamente na tv americana.

      Obrigado pela sua visita…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s