Como funciona a Iniciativa DHARMA – Parte II


—–^—–

__________________Iniciativa DHARMA__________________

Orientação Escotilha Coment’s
Parte II

O nome e a logomarca

Assim como outras palavras antigas, “dharma” possui mais de uma definição. Ela é utilizada em várias religiões orientais, incluindo o budismo, o hinduísmo e o jainismo. Seu significado principal refere-se ao dever ou papel de uma pessoa em relação ao universo, mas pode também significar:

  • os ensinamentos coletivistas de Buda
  • o princípio que governa o universo
  • conduta individual em sociedade
  • conhecimento

A Iniciativa Dharma utiliza a palavra como uma abreviatura. Embora a Iniciativa não tenha revelado publicamente o que as letras significam, as duas primeiras provavelmente referem-se aos nomes DeGroot e Hanso. O uso da palavra dharma pela Iniciativa pode denotar que seus princípios são baseados em práticas espirituais orientais. Essas práticas geralmente promovem comportamento de não-violência e ética.

A logomarca é um Ba Gua, um símbolo octogonal que incorpora símbolos do taoísmo e do confucionismo. Em um Ba Gua, os oito trigramas de um “I Ching” contornam um yin-yang. O yin-yang é um símbolo muito conhecido do taoísmo que representa mudança e equilíbrio. Trigramas são combinações de três linhas, inteiras ou quebradas.


Um Ba Gua, a base da logomarca da Dharma

O “I Ching”, também chamado de “O livro das mutações”, é um antigo texto chinês que interpreta hexagramas ou pares de trigramas. Essas interpretações são usadas como guia espiritual e adivinhação, assim como no feng shui. Existem oito trigramas e sessenta e quatro hexagramas possíveis. Você pode aprender mais sobre a interpretação de hexagramas e “I-Ching” lendo esta versão online (em inglês) do texto.
Além disso, os comunicados da Iniciativa Dharma freqüentemente terminam com “namastê”, uma saudação usada em culturas orientais. Assim como em “dharma”, pode ser difícil definir “namastê” precisamente. Geralmente a palavra significa “eu saúdo o divino dentro de você”. As pessoas dizem essa saudação normalmente acompanhada do mudra, ou gesto manual, para demonstrar respeito pelos anciãos, em reuniões espirituais ou práticas de Yoga.
A espiritualidade oriental pode estar inserida até mesmo na infame série de números que aparecem em uma variedade de contextos que cercam a Iniciativa Dharma. Adicionando-se os números 4, 8, 15, 16, 23 e 42, obtém-se o total 108. Dois dos dogmas centrais do Budismo são as quatro nobres verdades e o nobre caminho óctuplo. O “Dhammapada”, a compilação das escrituras de Buda, possui 423 versos. Há também 108 contas em um mala (ou rosário) hindu ou budista e 108 nomes para os deuses hindus. Confira a barra lateral nesta página para outras interpretações dos números.

Parece claro que as práticas espirituais do oriente, que geralmente promovem a não-violência, a simplicidade e a ética, são importantes para os DeGroot e a Iniciativa Dharma. Então por que uma organização como essa iria ter parceria com um conhecido fornecedor de armas? Há duas hipóteses:

  • eles não tinham outra escolha – independentemente de quão idealistas pudessem ser os DeGroot quando começaram a Iniciativa Dharma, um projeto como esse demanda muito dinheiro. As pessoas com muito dinheiro normalmente não são devotas de práticas espirituais que desencorajam a ostentação de riqueza;
  • é tudo uma farsa – o foco nas práticas espirituais pacifistas pode ser uma forma sorrateira de disfarçar experimentos antiéticos e perigosos.

O que levou a Iniciativa Dharma a construir um centro de pesquisas em uma ilha ainda não é evidente, assim como suas atividades. Mas foram deixadas pistas:

4 8 15 16 23 42Não se sabe o que essa seqüência de números representa e alguns acreditam que esses números são amaldiçoados.Essa seqüência aparece completa em substâncias injetáveis usadas na Estação 3 e na estação médica. Os números aparecem também em episódios das vidas de alguns dos sobreviventes do vôo 815 da Oceanic antes e depois do acidente. Eles possuem uma qualidade mística que não pode ser completamente explicada, e também interessantes paralelos:

  • a tabela periódica: os elementos berílio, oxigênio, fósforo, enxofre, vanádio e molibdênio aparecem em posições correlatas aos números;
  • o “I Ching”: os hexagramas que correspondem aos números representam insensatez juvenil, agrupamento, modéstia, entusiasmo, desintegração e aumento;
  • o globo terrestre: digitando-se “4.815 162.342” no Google Maps, é indicado um ponto no oceano a nordeste da Austrália e a sudoeste das Ilhas Marshall.

CONTINUA…

Fonte:  “HowStuffWork”

Um Comentário

  1. PESQUISADOR..

    CONVÉM LEMBRAR QUE A ILHA NÃO É SIMPLESMENTE UMA ILHA QUALQUER, ELA ESTA LOCALIZADA FORA DE NOSSO TEMPO ESPAÇO, COMO CONFIRMARAM ALGUMAS ESPERIENCIAS FEITAS POR FARADY NA QUARTA TEMPORADA.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s